quarta-feira, 24 de março de 2010

Velvet Goldmine & C.R.A.Z.Y.

Velvet Goldmine

Título original: Velvet Goldmine
Direção: Todd Haynes
Gênero: Drama
Ano de lançamento (Inglaterra): 1998
Tempo de duração: 123 min.

Sinopse: 
Em 1971, o Glam Rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento Brian Slade (alusão à David Bowie) , roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês começa a investigar seu desaparecimento. A trilha sonora conta ainda com músicas do David Bowie, Stooges, Slade, Pink Floyd, Roxy Music, T-Rex e Lou Reed.


C.R.A.Z.Y. Loucos de Amor

Título original: C.R.A.Z.Y.
Direção: Jean Marc Valée
Gênero: Drama
Ano de Lançamento (Canadá): 2005
Tempo de Duração: 127 minutos

Sinopse: 
No dia 25 de dezembro de 1960, Zachary Beaulieu vem ao mundo. É o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. A infância de Zachary é marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai, invariavelmente, encerra a festa imitando Charles Aznavour. Sua adolescência traz a descoberta de uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. Zachary é um apaixonado pela música de David Bowie e pelo Glam Rock.

Haiti: Soberania e dignidade

Haiti: Soberania e dignidade

Título Original: Haïti: Soberanía y Dignidad
Direção: Alejandro Barrientos
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2005
Duração: 40 min.

Sinopse:
O documentário mostra o registro da “Misión Internacional y Solidariedad” com o Haiti, que aconteceu em abril de 2005. A Missão foi encabeçada por Adolfo Perez Esquivel e Nora Cortiñas, junto com representantes de movimentos e organizações sociais de países Latino-Americanos, Caribenhos e Africanos.

Após a Sessão haverá um debate com a Profª Silvia Adoue sobre as questões do filme.

Oldboy



Oldboy
Título original:Oldboy
Direção: Park Chan-wook

Gênero:Ficção
Tempo de duração:120 min
Ano de lançamento (Coréia do Sul):2004

Sinopse: 
1988. Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, dexando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Semana do Bixo



Meu nome não é Johnny
Titulo Original: Meu nome não é Johnny
Direção: Mauro Lima
Gênero: Drama
Ano de Lançamento (Brasil): 2008
Duração: 124 min.

Sinopse: 
João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Ônibus 174
Título Original: Ônibus 174
Direção: José Padilha
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento (Brasil): 2002
Duração: 133 min.

Sinopse:
Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.