quinta-feira, 24 de março de 2011

O Império dos sentidos



PSICOCINE, DIA 116, FILME 56 - IMPÉRIO DOS SENTIDOS

Filmezinho japonês para animar a noite de domingo!

Mentira, gente, o filme de Nagisa Oshima, "O império dos sentidos" (1976), causa estranhamento e desconforto logo nos primeiros minutos.

A cena é a seguinte: Sada e seu amante vem andando por uma ponte. Sada está com a mão dentro do quimono do parceiro. Segurando o pênis dele. Isso mesmo: em vez de segurar a mão, Sada é dessas que prefere passear segurando um pênis. Porque Sada é assim, precisa ser possuída a qualquer momento.

Duas cenas depois, uma senhora vem servir saquê na alcova do casal e deixa escapar que nenhuma das garotas quer mais servi-los. O motivo? Eles não param de fazer sexo. E, de fato, mal a senhorinha acaba de falar, Sada fica de quatro, o amante levanta-lhe o quimono e pronto. Em meia hora de filme, deve ser a octogésima cena de sexo.

O que me faz pensar que a Sada, minha gente, não existe. Uma mulher assim só mesmo na ficção. E, de preferência, construída por alguma mente masculina. Improvável uma mulher assim, sexual 24 horas por dia. Sada, cá com os meus botões, é a prima japonesa daquela protagonista de "A casa dos budas ditosos", do João Ubaldo Ribeiro.

O filme vai avançando e provocando no espectador uma sensação de mal-estar quase insuportável. O sexo, que já não era lá muito celebrativo desde o começo, vai ficando mais e mais doentio, patológico, mortífero. Sada passa a ameaçar seu homem com uma faca, estrangulá-lo durante o sexo. E ele gosta.

Até que, numa dessas estranguladas, ela acaba matando. Mata e, não satisfeita, pega a faca e toma o pênis dele. Psicanaliticamente falando, era isso o que ela queria desde o começo, não era? O pênis dele. (A tal inveja do pênis, "O império dos sentidos" leva isso ao extremo)

O mais interessante é saber que o filme é baseado em uma história real, acontecida no Japão em 1936.



Leia aqui um pouco mais sobre a censura no cinema brasileiro: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u478558.shtml


2 comentários:

Anônimo disse...

Vocês já pensaram em exibir "O Livro de Cabeceira" no cine campus? Att, Jenifer

Cine Campus disse...

Olá Jenifer
Não conheço esse filme "O livro de cabeceira", lia sinopse e me pareceu interessante!
Vou procurar e assiti-lo
Obrigada pela dica!